A 31a Bienal de São Paulo apresenta hoje a lista de jovens curadores, críticos ou agentes culturais selecionados para Workshop: Ferramenta para organização cultural. Os nomes – 11 brasileiros e seis internacionais – foram escolhidos entre as mais de 300 inscrições recebidas e contemplam uma gama extensa de formações e repertórios.
Intitulado “Ferramentas para organização cultural”, o workshop liderado pela equipe de curadores da próxima Bienal (Charles Esche, Galit Eilat, Pablo Lafuente, Nuria Enguita Mayo e Oren Sagiv) oferece a 15 jovens curadores, críticos ou agentes culturais a possibilidade de se envolver em um intercâmbio sobre o estado atual da produção artístico-cultural, investigando estratégias em diferentes contextos contemporâneos.
Com a participação de Ana Longoni, Ivo Mesquita e Walid Raad, bem como a de Charles Esche e Pablo Lafuente, a primeira parte do workshop intitula-se “Escrevendo Histórias” e acontece entre os dias 27 e 31 de janeiro no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Os dois módulos subsequentes acontecerão em maio e outubro.
Participantes selecionados:
BRASILEIROS
Ana Maria Maia
São Paulo/Recife
Caroline Menezes
Rio de Janeiro/Londres
Carolina Vieira
Fortaleza
Daniel Jablonski
Rio de Janeiro
Diego Matos
São Paulo/Fortaleza
Gabriela Motta
Porto Alegre
Julio Martins
Belo Horizonte
Lucas Oliveira
São Paulo
Michelle Sommer
Porto Alegre
Renan Araujo
Ribeirão Preto
Sabrina Moura
São Paulo/Natal
INTERNACIONAIS
Andres Ennen
Lima
Florencia Portocarrero
Lima
Ligia Afonso
Lisboa
Lorenzo Sandoval
Madrid/Berlim
Monica Amieva
Cidade do México/Barcelona
Rodolfo Andaur
Santiago
Os selecionados serão contatados pela curadoria para efetivar o processo de inscrição. A Bienal de São Paulo e a curadoria agradecem o interesse de todos que participaram do processo.