Arquivo bienal
Com mais de um milhão de documentos em torno das realizações das Bienais de São Paulo e seus desdobramentos na história da arte, o Arquivo Histórico Wanda Svevo, ou Arquivo Bienal, é um dos mais importantes repositórios documentais sobre a produção moderna e contemporânea na América Latina.
Apoio à Pesquisa
O acervo do Arquivo Histórico Wanda Svevo é constituído por uma vasta documentação produzida e reunida pela Fundação Bienal de São Paulo, pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo e por seu fundador, Francisco Matarazzo Sobrinho, disponível para consultas presenciais ou virtuais.
Em caso de dúvidas, contate: arquivo.historico@bienal.org.br
Banco de Dados Online
Uma reunião de mais de 250 mil registros, entre documentos de fundos e coleções, imagens, obras, artistas e eventos.
acesse agora o banco de dadosArquivo Histórico Wanda Svevo
Concebido em 1955 por Wanda Svevo, então Secretária Geral do MAM-SP, para dar apoio à realização das Bienais, o Arquivo Bienal partiu da missão de se tornar um centro de referência em arte no século 20. Tombado em 1993 pelo Condephaat como bem cultural de interesse histórico, devido ao conteúdo de seu acervo, o arquivo está operando pelo tratamento integrado de sua documentação. Os critérios adotados para sua organização têm como fundamento a história da Fundação Bienal de São Paulo e dos eventos realizados por ela, destacando sua origem, processo de produção e as atividades que exercem.
Fundos
Francisco Matarazzo Sobrinho
Documentação de 1880 a 1981
Documentos provenientes do antigo Centro Cultural Francisco Matarazzo Sobrinho. Inclui documentação pessoal e de caráter administrativo relacionadas às suas atividades no MAM-SP, Fundação Bienal e outras instituições.
MAM
Documentação de 1948 a 1965
A criação e as atividades desenvolvidas pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo em seus primeiros anos, incluindo o desenvolvimento das primeiras Bienais à criação da Fundação Bienal de São Paulo.
Fundação Bienal de São Paulo
Documentação de 1962 à atualidade
As Bienais de São Paulo e demais eventos e exposições promovidas pela Fundação. Inclui fichas de inscrição de artistas, fotografias, plantas, cartazes e documentação administrativa.
Coleções
Dossiês de Artistas
Documentação relacionada a artistas, arquitetos, curadores, críticos e historiadores da arte.
Dossiês de Temas de Arte
Documentação relacionada a temas sobre arte em geral, instituições culturais, galerias, entre outros.
Biblioteca
Coleção formada a partir da pesquisa curatorial das Bienais de Arte e Arquitetura, além de permutas e doações de outras instituições. Inclui títulos sobre história e crítica de arte, arte-educação, catálogos de artistas, de bienais de arte, de exposições e de grandes mostras nacionais e internacionais.