A Fundação Bienal de São Paulo integra projeto concebido pelo Google Arts & Culture, “O que é Arte Contemporânea?”, uma iniciativa global que conta com 50 instituições parceiras ao redor do mundo. A partir de março de 2018, são disponibilizados ao público mais de sete mil obras de arte, incluindo pinturas, esculturas e outras peças aclamadas pela crítica nos séculos 20 e 21.
No Brasil, o projeto abrange conteúdos de 14 instituições culturais, reunindo 50 exposições e mais de 3.200 obras que revelam detalhes da arte contemporânea brasileira. É possível conferir em alta resolução mais de 500 obras capturadas pela Art Camera do Google, realizar 6 tours pelas instituições pelo Street View e também 2 passeios em realidade virtual.
O acervo da Fundação Bienal de São Paulo, disponibilizado no Google Arts & Culture, inclui:
- Street View: os internautas são capazes de percorrer virtualmente a mostra 32ª Bienal de São Paulo
- Exibição: estão disponíveis seções de Cartazes das Bienais de São Paulo, do Pavilhão Ciccillo Matarazzo e da exposição 32ª Bienal de São Paulo - esta última, dividida nas histórias interativas A a C, D a G, H a K, L a Q e R a Z
No início de outubro de 2017, o Google Arts & Culture iniciou o projeto “O que é Arte Contemporânea?” com instituições como o Modern Art Oxford, além de MoMa, Brooklyn Museum e outras, para levantar a questão do que é arte contemporânea e oferecer às pessoas uma viagem por museus e obras espalhados pelo mundo, como:
- Obras de León Ferrari pertencentes à coleção do Museo de Arte Moderno de Buenos Aires (MAMBA)
- Uma instalação feita por Ai Weiwei na Dinamarca em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado da ONU.
- Obras integrantes da 15ª Bienal de Istambul, 2017.
- Produções de artistas que marcaram a volta do movimento de miniatura do Paquistão.
- Produções de artistas sul-africanos contemporâneos, nas exposições organizadas por Johannesburg Art Gallery.
- Destaques de museus importantes, como Serralves, em Portugal; Mathaf: Arab Museum of Modern Art, no Quatar; e Barjeel Art Foundation, nos Emirados Árabes.
A exposição “O que é Arte Contemporânea?” está disponível em g.co/contemporaryart e pelo aplicativo do Google Arts & Culture no iOS e Android.
Sobre a Fundação Bienal de São Paulo
Responsável pela segunda Bienal mais antiga no mundo, a Fundação Bienal de São Paulo é uma das mais influentes instituições de arte contemporânea na América Latina. Desde a sua primeira edição, em 1951, foram produzidas 32 Bienais, com a participação de aproximadamente 160 países, 67 mil obras, 14 mil artistas e 9 milhões de visitantes. A instituição abriga ainda um arquivo histórico de arte moderna e contemporânea que é referência na América Latina e recebe pesquisadores de todo o mundo.
Sobre o Google Arts & Culture
O Google Arts & Culture coloca mais de mil museus ao seu alcance. É uma maneira nova e imersiva de explorar a arte, a história e as maravilhas do mundo. O aplicativo Google Arts & Culture é gratuito e está disponível na web, para iOS e Android. A equipe do Google Arts & Culture é um parceiro inovador de instituições culturais. A equipe trabalha com tecnologias que ajudam a preservar e compartilhar cultura e permite que os curadores criem exposições envolventes online e offline, dentro de museus.