Obra de arte e restaurante instalado no mezanino da #32bienal, o projeto Restauro (2016) de Jorge Menna Barreto levanta questões acerca dos hábitos alimentares e seu impacto no meio ambiente.
O cardápio foi elaborado em parceira com a nutricionista e chefe Neka Menna Barreto e a Escola Como Como de Ecogastronomia, que têm como prioridade a diversidade do reino vegetal. O coletivo Grupo Inteiro pensou no projeto espacial e no que o artista chama de "microclimas", relação entre o espaço e a experiência do comensal. No Restauro, é possível comer lendo, comer junto e comer ouvindo - esta última experiência, resultado de uma parceria com Marcelo Wasem, disponibiliza ao visitante entrevistas com agricultores e paisagens sonoras captadas em agroflorestas.
Como o alimento chega ao consumidor? Como funciona o processo metabólico e digestivo? O ato de se alimentar é despertar para os usos da terra e do ambiente em que vivemos. Alimentos que resgatam a biodiversidade e cujo plantio ajudam a regenerar o solo são opções que podem ser encontradas semanalmente no Restauro: "Inspirados pelos extratos das agroflorestas, estamos pensando numa experiência de prato que não seja horizontal, mas que aconteça em camadas verticais. Por isso utilizaremos potes como, por exemplo, no caso do P#1: um purê de mandioca com cobertura de salada de couve flor. Pensamos que, mais do que pratos, essas construções são paisagens contidas em vidros, sugerindo assim também uma relação entre comida e meio ambiente" - sugere o artista.
Fique atento aos cardápios do Restauro divulgados nas fanpages do projeto no Facebook e no Instagram (@restauro32bienal) e participe da experiência!