menu
busca
Destaque na 58ª Bienal de Veneza, Swinguerra chega ao Pavilhão da Bienal
16 Ago 2019
Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, Swinguerra, 2019. Still do filme, Cortesia: Fundação Bienal de São Paulo
A obra documental-musical dos artistas Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, comissionada pela Fundação Bienal para representar o Brasil em Veneza, acompanha três grupos de dança da periferia de Recife

A Fundação Bienal de São Paulo promove, ao longo do dia 24 de agosto (sábado), sessões gratuitas do filme Swinguerra — obra do duo Bárbara Wagner & Benjamin de Burca comissionada pela Fundação Bienal para a representação nacional do Brasil na 58ª Bienal de Veneza, que acontece até novembro deste ano. A iniciativa faz parte do momento de estreia do filme no Brasil, que inclui também sua exibição na Mostra Competitiva do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. 

Motivada por seu compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura e pela enorme repercussão alcançada pela apresentação do projeto na Itália, a exibição gratuita em São Paulo é uma maneira de compartilhar com o público brasileiro, em especial o paulistano, os projetos internacionais da Fundação Bienal. A atividade integra a programação de comemoração do aniversário de 65 anos do Parque Ibirapuera, iniciativa da Administração do Parque com apoio das instituições nele sediadas, que promoverão diversos eventos gratuitos entre os dias 21 e 28 de agosto.  

Sucesso de público e de crítica, Swinguerra acompanha três grupos de dança da periferia recifense e apresenta um retrato complexo e empático do Brasil. Com curadoria de Gabriel Pérez-Barreiro, Swinguerra tem seu título inspirado pela swingueira, movimento popular de dança do nordeste brasileiro, em fusão com a palavra guerra. A obra de Wagner & de Burca baseia-se nas expressões culturais populares contemporâneas do Brasil e as relações complexas que estabelecem com as tradições internacionais e locais. 

Além de participar do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo (Curta Kinoforum), Swinguerra foi selecionado para o Festival de Locarno (Suíça). 

Swinguerra no Pavilhão da Bienal

24 de agosto de 2019 (sábado), 9h - 19h
Duração do filme: 23 minutos (em loop).
Entrada gratuita