Vista da entrada do andar térreo do Pavilhão na 27ª Bienal (2006). ©Juan Guerra
Um espaço com 4.512 m2 de área, pé direito de 7,35 m e ligação direta com o Parque Ibirapuera: como ele foi ocupado pelos artistas das Bienais de São Paulo? Confira:
À frente, Sala Cândido Portinari na 5ª Bienal (1959). Ao fundo, Sala Lasar Segall e a decoração
Vista lateral do térreo durante a 5ª Bienal (1959) revela a existência de um café sob o mezanino. ©Fotógrafo não identificado.
Vista geral da Sala Brasil durante a 6ª Bienal (1961)
Inauguração da 6ª Bienal (1961). Fotógrafo não identificado.
Ciclo do Espectro , do suíço Francesco Mariotti na 10ª Bienal (1969)
Vista geral da Sala Brasil com obras de Claudio Tozzi na 10ª Bienal (1969). Em primeiro plano, a seção Arte Fantástica . Fotógrafo não identificado.
Vista geral da Sala Brasil durante a 12ª Bienal (1973). Fotógrafo não identificado.
As cerdas da vassoura de La Bruja , de Cildo Meireles , desciam pela rampa e saíam pelo térreo do Pavilhão durante a 16ª Bienal (1981). ©José Augusto Varella.
Vista da Rua Fluxus durante a 17ª Bienal (1983). Fotógrafo não identificado.
24ª Bienal (1988) ©Juan Guerra
Intitulada The very large ice floor , a pista de gelo de Olafur Eliasson para a 24ª Bienal (1988) pode ser vista em ativação neste link .
Ear to ear , de Jufy Pfaff na 24ª Bienal (1998) ©Gal Oppido
Vazadores , de Rubens Mano, na 25ª Bienal (2002) causou polêmica ao permitir entrada gratuita à exposição ©Juan Guerra
Vista geral do térreo da 26ª Bienal (2004) com a instalação Gimme Gumm , o fusca pendurado por cordas elásticas coloridas do austríaco Leo Schatzl. ©Juan Guerra
Slit Sunny Window , de João Paulo Feliciano na 26ª Bienal (2004) ©Juan Guerra
A maquete de açúcar Sweetness , de Meschac Gaba, e a instalação com guarda-chuvas Cânone , de Marepe na 27ª Bienal (2006) ©Juan Guerra
A instalação Carnival Pause , de Nikos Charalambidis durante a 27ª Bienal (2006) ©Juan Guerra
Vista geral do térreo da 29ª Bienal (2010) com a obra Metade da fala no chão – Piano Surdo , de Tatiana Blass ©Duas Águas
Circle of Animals de Ai Weiwei na 29ª Bienal ©Duas Águas
O Terreiro O outro, o mesmo , da 29ª Bienal (2010). Espaço para performances rearrajáveis de Carlos Teixeira ©Duas Águas.