A partir dos conteúdos da 33ª Bienal de São Paulo - Afinidades afetivas e tendo por referência a história das Bienais de São Paulo, a Fundação Bienal prevê uma série de ações de difusão que se estendem até o final de 2019. As atividades, destinadas a professores, educadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas, propõem experimentar e refletir de forma coletiva sobre a arte contemporânea. Os eventos serão realizados em instituições parceiras, como museus e universidades, ou no próprio Pavilhão da Bienal. Todos requerem inscrição prévia para participação.
Instituições ou organizações interessadas em parcerias para ações de difusão podem entrar em contato via programaeducativo@bienal.org.br
Fique atento à AGENDA DE EVENTOS do Portal Bienal e participe!
O programa enfoca as discussões da 33ª Bienal por meio de laboratórios, exercícios e palestras em torno da publicação educativa da mostra Convite à atenção. O material parte de uma reflexão acerca da atenção para propor atividades distintas, realizadas individualmente ou em grupos. Seu uso não está restrito à 33ª Bienal, mas a diversas obras e contextos, configurando um convite a estar atento à experiência com a arte. Com tiragem de 10 mil exemplares, a publicação será distribuída aos participantes das ações de difusão e está disponível para download em exercicio33.org.br.
Sobre as ações de difusão
Em consonância com a natureza educacional e cultural da Fundação Bienal de São Paulo, que tem por missão apresentar e debater a arte contemporânea por meio de seus eventos, as ações de difusão se constituem como um importante espaço de atuação da Bienal com seus diferentes públicos. Por meio de atividades realizadas antes, durante e após as mostras, experimentam-se diferentes formatos, conteúdos e modos de relacionar educação e arte.