Uma pesquisa sobre a participação do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe na 2ª Bienal de São Paulo (1953-1954) apresenta, entre cartas, telegramas e recibos, as fichas de inscrição de um dream team da arquitetura contemporânea na 2ª Exposição Internacional de Arquitetura, que integrava a mostra geral no pavilhão. Famosa por reunir os grandes artistas da época, tais como Picasso e Duchamp, a 2ª edição do evento contou com a participação de Walter Gropius, Marcel Breuer, Alvar Aalto, Charles Eames, Roberto Burle Marx, entre outros.
Em seu livro Pelo Salões das Bienais, a Arquitetura ausente dos manuais, o pesquisador Helio Herbst conta que, além da Sala Especial dedicada ao trabalho de Walter Gropius, "a inserção de 34 projetos selecionados pelo Departamento de Arquitetura do MoMA também desperta a atenção dos noticiários locais (...) A mostra Built in USA, anteriormente exposta no MoMA, em Nova York, é reapresentada [na Bienal] com a denominação Estados Unidos: Arquitetura do Após Guerra, reunindo trabalhos de Charles Eames, Frank Lloyd Wright , Philip Jonhson, Marcel Breuer, Mies van der Rohe, Alvar Aalto, Eero Saarinen, Richard Neutra..."
O foco da pesquisa de Herbst foi a participação dos arquitetos brasileiros na mostra. Para isso, fez uma compilação das 255 obras selecionadas, recusadas ou premiadas nas cinco primeiras Exposições Internacionais de Arquitetura que integraram as Bienais (na época, ainda chamadas Bienais do Museu de Arte Moderna de São Paulo). Herbst disponibilizou em DVD as fichas completas destas obras, muitas vezes com o texto dos próprios autores. Somavam-se às estrelas americanas os seguintes arquitetos brasileiros: