No dia 23 de março, a Fundação Bienal promove um debate informal sobre a história das bienais já realizadas e sobre questões que atravessam a trajetória da instituição. O encontro será conduzido por jovens pesquisadores, documentalistas e estagiários do Projeto Acervos, iniciativa realizada com o apoio do ProAc/Secretaria da Cultura e patrocínio Gerdau a fim de promover o tratamento, preservação e difusão da documentação reunída no Arquivo Histórico Wanda Svevo.
Voltado para estudantes, pesquisadores, historiadores da arte, professores e interessados em geral Encontro Aberto - Conversa sobre as Bienais de São Paulo abordará questões relativas às 31 edições, de 1951 a 2014, além dos eventos que antecederam sua criação. Serão discutidos, entre outros assuntos:
- Relações institucionais, do MAM à Fundação Bienal de São Paulo: relações entre a Bienal de São Paulo e outras instituições como a Bienal de Veneza, o MoMA, o MASP.
- Curadoria, relações internacionais, júris e premiações: a transformação do papel do curador nas Bienais, dos diretores artísticos, passando pelas comissões de arte e cultura aos júris de seleção e premiação.
- Transformações e reestruturações da Bienal: mudanças na estrutura do evento e da instituição
- Exposições: os artistas e obras que se destacaram, o uso do pavilhão e a visitação das Bienais.
A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas via formulário online
Na sequência deste encontro, a Fundação Bienal irá desenvolver, ao longo do ano, outras ações com o objetivo de compartilhar pesquisas sobre sua história e processos de trabalho com estudantes, pesquisadores, jovens interessados em se aproximar da arte contemporânea, buscando também parcerias com outras instituições e universidades.
Voltado para estudantes, pesquisadores, historiadores da arte, professores e interessados em geral Encontro Aberto - Conversa sobre as Bienais de São Paulo abordará questões relativas às 31 edições, de 1951 a 2014, além dos eventos que antecederam sua criação.
Sobre o Projeto Acervos
Iniciado em 2015, o projeto consiste no desenvolvimento de ações integradas para organização, catalogação e disponibilização das informações sobre a documentação e eventos realizados pela Fundação Bienal de São Paulo, além do desenvolvimento de um banco de dados online, definindo, durante sua realização, políticas para gestão, preservação e acesso contínuos aos acervos do arquivo.
Sobre o Arquivo Histórico Wanda Svevo
Com mais de um milhão de documentos envolvendo a realização das bienais de São Paulo e seus desdobramentos na história, o Arquivo Histórico Wanda Svevo, ou Arquivo Bienal, é um dos mais importantes repositórios documentais sobre a produção moderna e contemporânea na América Latina. Mais do que valorizar seu acervo e memória, a Fundação Bienal entende o arquivo como ferramenta chave para pesquisa e vem trabalhando para transformá-lo num centro de documentação artística sem equivalentes no Brasil. A cada ano, o arquivo atende pesquisadores de mais de 20 países.
Encontro Aberto - Conversa sobre as Bienais de São Paulo
23 de março, quarta-feira • 18h - 20h
Pavilhão da Bienal, 1º pavimento. Parque Ibirapuera, portão 3, entrada pela Portaria da Fundação.
Mais informações: difusao@bienal.org.br