• Bienal Agenda
  • BienalBusca
  • Bienal
Home Transparência

Como instituição privada de interesse público, a Fundação Bienal acredita em sua responsabilidade ética de prestar contas à sociedade sobre o que faz, como faz e por que o faz.

Um espaço de encontro no piso térreo do Pavilhão Ciccillo Matarazzo abre a sede da Fundação Bienal para o público, conectando-a com a cidade e ampliando seu contato com os frequentadores do Parque Ibirapuera

A área externa com amplo deck de madeira, wi-fi aberto e cardápio centrado em sanduíches, salgados, sucos e saladas fazem do Café Bienal uma nova opção para convívio e alimentação orgânica no parque.

O espaço é ambientado por uma coleção completa dos cartazes das 33 edições da Bienal de São Paulo e informações sobre cada uma das edições. Retoma-se, assim, um capítulo importante
das histórias do design gráfico e das exposições de arte no Brasil, protagonizado pela Bienal desde a década de 1950.

Fundação Bienal de São Paulo

CNPJ: 60.991.585/0001-­80
contato@bienal.org.br

Parque do Ibirapuera, Portão 3
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º andar
04094-000
São Paulo – SP – Brasil

Órgãos Fundacionais

A Fundação Bienal acredita no equilíbrio do poder, na rotatividade e no controle das instâncias institucionais, valores alinhados com as principais matrizes contemporâneas de governança.

Sua estrutura fundacional é composta por um Conselho de Administração com sessenta membros de perfil diversificado (empresários, gestores culturais e intelectuais) e uma Diretoria eleita bi-anualmente (composta por um presidente e nove membros). Os membros da Diretoria e do Conselho compõem instâncias de apoio e assessoramento à Fundação, organizadas sob a forma de Comitês, complementadas por um Conselho Consultivo Internacional, cujos membros são profissionais de renome no circuito internacional das artes.

Órgãos Fundacionais

Conselho de administração

Julio Landmann · presidente

Alfredo Egydio Setubal · vice-presidente

Membros vitalícios

Adolpho Leirner

Beatriz Pimenta Camargo

Beno Suchodolski

Carlos Francisco Bandeira Lins

Cesar Giobbi

Elizabeth Machado

Jens Olesen

Julio Landmann

Marcos Arbaitman

Maria Ignez Corrêa da Costa Barbosa

Pedro Aranha Corrêa do Lago

Pedro Paulo de Sena Madureira

Roberto Muylaert

Rubens José Mattos Cunha Lima

Membros

Alberto Emmanuel Whitaker

Alfredo Egydio Setubal

Ana Helena Godoy de Almeida Pires

Angelo Andrea Matarazzo

Antonio Henrique Cunha Bueno

Beatriz Yunes Guarita

Cacilda Teixeira da Costa

Camila Appel

Carlos Alberto Frederico

Carlos Augusto Calil

Carlos Jereissati

Claudio Thomaz Lobo Sonder

Daniela Villela

Danilo Santos de Miranda

Eduardo Saron

Fábio Magalhães

Felippe Crescenti

Flávia Cipovicci Berenguer

Flávio Moura

Francisco Alambert

Gustavo Ioschpe

Heitor Martins

Helio Seibel

Isabel Lutz

Isay Weinfeld

Jackson Schneider

Joaquim de Arruda Falcão Neto

José Olympio da Veiga Pereira (licenciado)

Kelly de Amorim

Ligia Fonseca Ferreira

Lucio Gomes Machado

Luis Terepins

Maguy Etlin

Manoela Queiroz Bacela

rMarcelo Eduardo Martins

Marcelo Mattos Araujo (licenciado)

Manoela Queiroz Bacelar

Miguel Wady Chaia

Neide Helena de Moraes

Octavio de Barros

Rodrigo Bresser Pereira

Ronaldo Cezar Coelho

Sérgio Spinelli Silva Jr.

Susana Leirner Steinbruch

Tito Enrique da Silva Neto

Victor Pardini

Conselho fiscal

Alberto Emmanuel Whitaker

Carlos Alberto Frederico

Eduardo Saron

Octavio de Barros · suplente

Diretoria executiva

José Olympio da Veiga Pereira · presidente

Marcelo Mattos Araujo · primeiro vice-presidente

Andrea Pinheiro · segunda vice-presidente

Ana Paula Martinez

Daniel Sonder

Francisco J. Pinheiro Guimarães

Luiz Lara

Maria Rita Drummond




Instâncias de apoio e assessoramento

Comitê de indicação

Principal atribuição: organizar o processo de eleição (incluindo definição de critérios de avaliação e proposição de candidatos) dos membros do Conselho de Administração e seus Comitês, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

Membros do Conselho de administração Julio Landmann · coordenador Ana Helena Godoy de Almeida Pires Elizabeth Machado Fabio Magalhães Luis Terepins

Comitê internacional

Principais atribuições: promover a visibilidade internacional da Bienal; apoiar a realização de atividades e eventos internacionais; auxiliar a captação de recursos no exterior; indicar candidatos para o Conselho Consultivo Internacional.

Membros do Conselho de administração Maguy Etlin · coordenadora Ana Helena Godoy de Almeida Pires Beno Suchodolski Maria Ignez Corrêa da Costa Barbosa Neide Helena de Moraes Pedro Aranha Corrêa do Lago Susana Leirner Steinbruch Membros natos Julio Landmann Alfredo Egydio Setubal José Olympio da Veiga Pereira

Comitê de captação

Principal atribuição: apoiar a Diretoria Executiva na avaliação de opções de captação de recursos e na elaboração e execução do Plano de Captação.

Membros do Conselho de administração Rosiane Pecora · coordenadora Ana Helena Pires Jackson Schneider Rodrigo Bresser Membros da Diretoria executiva Andrea Pinheiro José Olympio da Veiga Pereira Luiz Lara

Conselho consultivo internacional

Principais atribuições: contribuir para a visibilidade e inserção internacional da Bienal, incluindo através da aproximação da Bienal com instituições congêneres de excelência no exterior; sugerir novas frentes de atuação, projetos e atividades; apoiar a captação de recursos no exterior.

Membros do Conselho de administração Maguy Etlin · presidente Pedro Aranha Corrêa do Lago · vice-presidente Andrea e Quinten Dreesmann Barbara Sobel Catherine Petitgas Debora Staley Frances Reynolds Mariana Clayton Miwa Taguchi-Sugiyama Paula e Daniel Weiss Sandra Hegedüs

Comitê de governança e ética

Principais atribuições: propor e acompanhar melhorias nos principais temas de governança da Bienal, incluindo seu Estatuto, Regimento Interno, Regulamento Eleitoral e Código de Conduta, bem como os processos do Conselho de Administração e da Diretoria; zelar pela adequada implementação do Código de Conduta; avaliar eventuais situações de conflitos de interesses nos Órgãos Fundacionais e Comitês da Bienal.

Membros do Conselho de administração Claudio Sonder · coordenador Alberto Whitaker Daniela Villela Eduardo Saronr Manoela Queiroz Bacelar Marcelo Eduardo Martins Octavio de Barros Sérgio Spinelli Membros da Diretoria executiva Ana Paula Martinez Francisco J. Pinheiro Guimarães José Olympio da Veiga Pereira

A Fundação Bienal publica relatórios das atividades desenvolvidas em cada biênio, incluindo as exposições realizadas, nosso trabalho com parceiros nacionais e internacionais, iniciativas institucionais e o impacto de nossas ações junto ao público.

A Fundação Bienal é uma instituição privada sem fins lucrativos, de natureza educacional e cultural, sem vinculações políticas ou religiosas. Nesta seção encontram-se os documentos que declaram nossa missão e regem o nosso funcionamento.

Desde 2012, os processos administrativo-financeiros da Fundação Bienal são examinados anualmente por uma auditoria independente. Abaixo encontram-se nossas demonstrações financeiras dos últimos anos.

Aqui estão listados os comprovantes e as certidões que atestam que a Fundação Bienal é uma instituição idônea e apta para realizar projetos em suas diversas frentes de atuação.

Abaixo encontram-se os documentos que regulamentam as parcerias institucionais da Fundação Bienal com o poder público através de subvenções e programas de incentivo à cultura nos âmbitos municipal, estadual e nacional.