busca
Bienal, há 70 anos
você não sai você

Em 2021, comemoram-se os 70 anos de realização da 1ª Bienal de São Paulo (1951)! Para marcar a ocasião e lembrar essa rica história, a Fundação Bienal produziu uma série de projetos especiais. Além de lançarmos um podcast, uma publicação e um curta-metragem, convidamos artistas visuais, personalidades da cultura brasileira e nossos colaboradores para compor a celebração da data com o envio de depoimentos que serão publicados no Instagram da Bienal e agrupados aqui! São histórias sobre obras que ficaram na memória, encontros proporcionados pela mostra e as sensações causadas pelo encontro com a arte.

Acompanhe!

Podcast Bienal, 70 anos

O podcast Bienal, 70 anos, uma coprodução do UOL e da Fundação Bienal de São Paulo, busca resgatar e traçar os paralelos entre as histórias das Bienais e o cenário cultural e social da época. Com narração da apresentadora Marina Person, desenho de som, montagem e trilha sonora original de Fernando Cespedes, e pesquisa e roteiro de Laura Ming, cada um dos oito primeiros episódios concentra-se em uma década, de 1950 até 2021, e os episódios 9 e 10 trazem conteúdos bônus e interação do público.

Como se realiza uma Bienal de São Paulo? Quem são as figuras emblemáticas dessa história? Quais são as memórias curiosas envolvendo importantes artistas contemporâneos? Essas e outras respostas você encontrará de forma leve, dinâmica e acessível para todos os públicos no podcast Bienal, 70 anos.

A cada sábado, um novo episódio para você! Disponível gratuitamente em Splash, a plataforma de entretenimento do UOL, e no Soundcloud da Fundação Bienal, além de todas as plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Apple Podcast e no seu tocador predileto. Clique abaixo e comece a ouvir!



O podcast Bienal, 70 anos é uma coprodução do UOL e da Fundação Bienal de São Paulo. O projeto foi contemplado pelo ProAC LAB e é apresentado pelo Ministério do Turismo, pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Podcast no Instagram

No Instagram da Bienal, compartilhamos imagens exclusivas sobre os principais destaques de cada um dos episódio do podcast Bienal, 70 anos. Confira abaixo e siga a gente por lá!

Arquivo Histórico Wanda Svevo: o passado em perpétua construção

Com participação do ator Lima Duarte como a voz de Ciccillo Matarazzo e com locução de Angela Dippe, este curta-metragem documental oferece um mergulho visual sobre o Arquivo Bienal e sua simbologia na história da Bienal de São Paulo. O vídeo é composto por imagens históricas, muitas delas jamais veiculadas, e filmagens in loco do Pavilhão Ciccillo Matarazzo, além de uma entrevista com Ana Mattos, especialista em Gestão da Informação Digital e do Conhecimento e gerente do Arquivo Bienal desde 2013.

O curta dirigido por Danilo Komniski rememora a história da instituição sob o ponto de vista de seu arquivo, desde sua criação por Wanda Svevo até a profissionalização cada vez maior de suas práticas, o que permite, inclusive, que seja mobilizado por artistas participantes da Bienal de São Paulo em obras de arte, como já fizeram Mabe Bethônico e Bruno Moreschi, entre outros.

Realização: Fundação Bienal de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo por meio do Pro-Mac – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais.

Assista abaixo!

Produção: Cinema Vivo | Apoio mídia: ARTE 1 | Realização: Fundação Bienal de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo por meio do Pro-Mac – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais.

Linha do Tempo da Bienal de São Paulo

Devido ao sucesso da primeira tiragem, a Linha do Tempo da Bienal de São Paulo foi revisada, ampliada e reimpressa em edição bilíngue para o aniversário de 70 anos da 1ª Bienal, chegando agora até a 33ª edição da mostra. Inicialmente publicada em 2012 como um projeto gráfico experimental em parceria com a Oficina Tipográfica São Paulo (Escola SENAI), a publicação reúne, de maneira sintética e de fácil consulta, os dados mais marcantes de cada edição da mostra, como número de obras, artistas e países participantes, título, equipe curatorial e uma breve sinopse, além do cartaz e vistas da exposição. Em formato de sanfona, a publicação se desdobra literalmente em uma linha de mais de 4 metros e meio, e o leiaute da lâmina dedicada a cada edição do evento reproduz elementos da identidade visual daquela mostra, como a tipografia. A Linha do tempo da Bienal de São Paulo estará à venda a partir de julho na Livraria Travessa, em suas lojas físicas e on-line.



Fotos da publicação Linha do Tempo da Bienal de São Paulo © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

compre