Relatório de Gestão e Contribuição à Sociedade 2017-2018

Agradecemos a todos os patrocinadores, parceiros, apoiadores e amigos que nos ajudaram a realizar um biênio excepcional!

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Palavra do Presidente

A realização do relatório de gestão e contribuições à sociedade oferece a oportunidade de refletir sobre as ações realizadas pela Fundação Bienal no último biênio — tanto os seus projetos quanto os processos, internos e invisíveis, que os tornam possíveis. Mas, mais do que apresentar números e dados, esse relatório busca mostrar as maneiras pelas quais a arte conecta as pessoas, e o papel articulador que a Fundação desempenha entre artistas, visitantes, parceiros, apoiadores, profissionais do meio, poder público e o próprio Parque Ibirapuera.

Em 2018, completou-se dez anos da realização de uma Bienal que deixou um andar inteiramente vazio, evidenciando a grave crise institucional encarada pela Fundação à época. As ações promovidas no último biênio atestam por si só o quanto a instituição se desenvolveu desde então: por um lado, ela retomou, no âmbito nacional e internacional, seu protagonismo cultural, e, por outro, desenvolveu práticas de gestão e governança que garantem sua condução de maneira ética e profissional.

A consolidação desse movimento, iniciado há dez anos, e a abertura para novos horizontes constituem o maior legado desta gestão: o biênio 2017-2018 simboliza a superação definitiva desse momento de crise institucional e aponta para o início de um novo ciclo para a Fundação Bienal, em que ela se encontra preparada para ampliar suas relações com a vida cultural no país e no exterior.

No âmbito da gestão, nada representa isso melhor do que o desenvolvimento e a implementação, em 2018, do Código de Conduta da instituição, um documento inovador no meio cultural que trata dos princípios e políticas que abrangem os relacionamentos entre todos os envolvidos com a Fundação. Acima de tudo, ele estabelece que interesses institucionais devem sempre prevalecer sobre pessoais, estimulando a cultura ética no relacionamento da Fundação com os diversos atores sociais que são essenciais para o cumprimento de sua missão.

Os projetos desenvolvidos no biênio atestam por si só a sua potência. As itinerâncias da 32ª Bienal atingiram 11 cidades no Brasil e 2 no exterior, com um público recorde de 648.500 visitantes. A representação oficial do Brasil na 57ª Bienal de Veneza recebeu o prêmio de menção honrosa do júri internacional da mostra, enquanto a representação brasileira na 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza inovou ao adotar o modelo de convocatória pública para seleção de projetos. Por fim, com 736 mil visitantes e 59 mil participantes de ações educativas, a 33ª Bienal propôs uma autorreflexão sobre como a mostra é organizada, ao mesmo tempo em que chamou a atenção do público para uma questão urgente de nossos tempos: a atenção.

Todas essas iniciativas, detalhadas a seguir, só são possíveis, é claro, devido ao entusiasmo e generosidade da extensa rede de patrocinadores, apoiadores e parceiros da Fundação. Um projeto da dimensão da Bienal é, por natureza, colaborativo. E é, afinal, no encontro com a arte e entre a diversidade de pessoas e comunidades que se cruzam, no Pavilhão da Bienal ou nas ações realizadas pela instituição fora dele, que o propósito da Fundação é concretizado.


João Carlos de Figueiredo Ferraz
Presidente
Fundação Bienal de São Paulo

Fundação Bienal de São Paulo

fundador

Francisco Matarazzo Sobrinho · 1898–1977 ·
presidente perpétuo

conselho de administração

Tito Enrique da Silva Neto · presidente
Alfredo Egydio Setubal · vice-presidente

membros vitalícios

Adolpho Leirner
Alex Periscinoto
Álvaro Augusto Vidigal
Beatriz Pimenta Camargo
Beno Suchodolski
Carlos Francisco Bandeira Lins
Cesar Giobbi
Elizabeth Machado
Jens Olesen
Julio Landmann
Marcos Arbaitman
Pedro Aranha Corrêa do Lago
Pedro Paulo de Sena Madureira
Roberto Muylaert
Rubens José Mattos Cunha Lima

membros

Alberto Emmanuel Whitaker
Ana Helena Godoy de Almeida Pires
Andrea Matarazzo
Antonio Bias Bueno Guillon
Antonio Henrique Cunha Bueno
Cacilda Teixeira da Costa
Camila Appel
Carlos Alberto Frederico
Carlos Augusto Calil
Carlos Jereissati
Claudio Thomas Lobo Sonder
Danilo Santos de Miranda
Daniela Villela
Eduardo Saron
Emanoel Alves de Araújo
Evelyn Ioschpe
Fábio Magalhães
Fersen Lamas Lambranho
Geyze Marchesi Diniz
Heitor Martins
Horácio Lafer Piva
Jackson Schneider
Jean-Marc Robert Nogueira Baptista Etlin
João Carlos de Figueiredo Ferraz
Joaquim de Arruda Falcão Neto
José Olympio da Veiga Pereira
Kelly Amorim
Lorenzo Mammì
Lucio Gomes Machado
Luis Terepins
Marcelo Eduardo Martins
Marcelo Mattos Araújo (licenciado)
Marcelo Pereira Lopes de Medeiros
Maria Ignez Corrêa da Costa Barbosa
Marisa Moreira Salles
Miguel Wady Chaia
Neide Helena de Moraes
Paula Regina Depieri
Paulo Sérgio Coutinho Galvão
Ronaldo Cezar Coelho
Sérgio Spinelli Silva Jr.
Susana Leirner Steinbruch
Victor Pardini

conselho fiscal

Carlos Alberto Frederico
Carlos Francisco Bandeira Lins
Claudio Thomas Lobo Sonder
Pedro Aranha Corrêa do Lago

conselho consultivo internacional

José Olympio da Veiga Pereira · presidente
Susana Leirner Steinbruch · vice-presidente
Barbara Sobel
Bill Ford
Catherine Petitgas
Debora Staley
Eduardo Costantini
Frances Reynolds
Kara Moore
Lonti Ebers
Mariana Clayton
Patricia Phelps de Cisneros
Paula e Daniel Weiss
Sarina Tang

diretoria

João Carlos de Figueiredo Ferraz · presidente
Eduardo Saron
Flavia Buarque de Almeida
João Livi
Justo Werlang
Lidia Goldenstein
Renata Mei Hsu Guimarães
Ricardo Brito Santos Pereira
Rodrigo Bresser Pereira

Superintendência

Luciana Guimarães · superintendente executiva
Dora Silveira Corrêa · superintendente de projetos
Emilia Ramos · superintendente administrativo-financeira

Administrativo-financeiro

Financeiro

Amarildo Gomes · gerente
Edson Pereira de Carvalho · assessor
Fábio Kato · assistente
Silvia Andrade Branco · assistente

Planejamento e operações

Marcela Amaral · coordenadora
Danilo Alexandre Machado de Souza · assistente
Rone Amabile · assistente

Recursos humanos

Albert Cabral dos Santos · assistente

Gestão de materiais e patrimônio

Valdomiro Neto · gerente
Larissa Di Ciero · assessora – gestão predial
Vinícius Araújo · assessor – compras
Angélica de Oliveira · assistente
Daniel Pereira Nazareth · assistente – compras
Wagner Pereira de Andrade · auxiliar – gestão predial

Tecnologia da informação

Leandro Takegami · gerente
Diego Rodrigues · assistente

Projetos

Produção

Felipe Isola · gerente de planejamento e logística
Joaquim Millan · gerente de obras e expografia
Waleria Dias · coordenadora
Dorinha Santos · produtora
Felipe Melo Franco · produtor
Gabriela Lopes · produtora
Heloisa Bedicks · produtora
Veridiana Simons · produtora
Bianca Volpi · assistente
Graziela Carbonari · assessora – conservação
Viviane Teixeira · assistente

Programa educativo

Cláudia Vendramini Reis · gerente
Laura Barboza · coordenadora
Anita Limulja · assessora
Bianca Casemiro · assessora – difusão
Elaine Fontana · assessora
Janaína Machado · assessora
Regiane Ishii · assessora – conteúdo

Arquivo Bienal

Ana Luiza de Oliveira Mattos · gerente
Ana Paula Andrade Marques · assessora
Fernanda Curi · assessora
Melânie Vargas de Araujo · assessora
Pedro Ivo Trasferetti von Ah · assessor
Cristina Fino · coordenadora – editorial
Thiago Gil · pesquisador

Comunicação

Felipe Taboada · gerente
Caroline Carrion · coordenadora
Ana Elisa de Carvalho Price · coordenadora – design
Diana de Abreu Dobránszky · assessora – editorial
Julia Bolliger Murari · assessora – conteúdo
Victor Bergmann · assessor – internet
Adriano Campos · assistente – design
Eduardo Lirani · assistente

Relações institucionais e parcerias

Flávia Abbud · gerente
Eduardo Augusto Sena · coordenador – projetos especiais
Irina Cypel· coordenadora
Mariana Sesma · assessora – internacional
Raquel Silva · assistente – gestão de espaços
Rayssa Foizer · assistente
Paula Signorelli · consultora da superintendente executiva

Secretaria geral

Maria Rita Marinho · gerente
Josefa Gomes · auxiliar